Pesquisa

A pesquisa científica é uma das atividades mais importantes no contexto da educação superior. Além da produção de conhecimento, permite aos acadêmicos experimentarem uma perspectiva diferente do cotidiano da sala de aula. Participações em congressos, simpósios, apresentação de trabalhos e a vivência na pesquisa são apenas alguns dos benefícios obtidos.

Para os professores a produção científica é importante tanto no aspecto curricular quanto na própria atuação como docente, incentivando os alunos e tornando as aulas mais interessantes.

Institucionalmente, a atuação em pesquisa deve ser um dos pilares da educação superior promovendo a integração entre o ensino e a extensão. Além disso, ao se aplicar à comunidade o conhecimento produzido, uma IES cumpre realmente o seu papel perante a sociedade.

A FAPAC propõe a institucionalização das suas atividades de pesquisa abordando a criação de Grupos de Pesquisadores e incentivando os projetos de Iniciação Cientifica no âmbito da IES.

Recomendações para projetos de pesquisa na área da saúde: Clique aqui


Programa de Pesquisa

A pesquisa científica é uma das atividades mais importantes no contexto da educação superior, desenvolvendo o pensamento crítico e analítico dos alunos através da experimentação e aprendizado, em um ambiente fora da sala de aula, proporcionado pela observação da riqueza amostral da nossa região e na qualificação dos profissionais docentes na FAPAC. Dessa forma a pesquisa mantem um vínculo interdisciplinar importante e essencial para a formação e capacitação de um profissional de excelencia.

A Faculdade Presidente Antônio Carlos Porto (FAPAC ITPAC PORTO) através do Programa Institucional de Iniciação Científica, promove e incentiva o desenvolvimento da pesquisa em diversas áreas de atuação profissional, com o objetivo de aperfeiçoar o trinômio ensino, pesquisa e extensão. A proposta institucional é oferecer bolsas discentes vinculadas aos projetos submetidos em editais anuais divulgados pela Coordenação de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão (CoPPEx). Os projetos podem ser submetidos em fluxo contínuo também, isto é, a qualquer época do ano.

Regulamento  


Jornada Científica

As Jornadas Científicas do ITPAC Porto Nacional vão além da exposição dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos e professores da universidade. As Jornadas identificam vocações e estimulam a formação de alunos para a pesquisa, contribuindo assim para a difusão do conhecimento científico.

Na perspectiva de potencializar a relação ensino – pesquisa, a FAPAC - ITPAC Porto Nacional, propõe a realização do evento “Jornada Científica, que envolverá além da apresentação de trabalhos de pesquisa desenvolvidos na instituição e em outras instituições.

Anais das demais jornadas:

I Jornada Científica da Medicina.   Acesse aqui os anais do evento.

II Jornada Científica.                      Acesse aqui os anais do evento.


Grupos de Pesquisa

Os grupos de pesquisa representam uma importante articulação de pessoas cujos conhecimentos, habilidades e capacidades se complementam com o objetivo de desenvolver atividades de pesquisa científica. Tais habilidades e conhecimentos permitem exercitar de maneira plena a interdisciplinaridade em projetos envolvendo não apenas professores, mas principalmente acadêmicos.

A formação de grupos de pesquisa institucionalizados tem como objetivos promover a integração entre os pesquisadores, docentes e discentes, aumentar a produção científica e, principalmente, tornar a pesquisa parte da cultura institucional, tanto quanto o ensino.

A criação dos grupos de pesquisa deve ser baseada nas grandes áreas de conhecimento e suas atividades devem acontecer no âmbito institucional, respeitando a disponibilidade das instalações bem como do pessoal técnico para acompanhamento.

Formulário para grupo de pesquisa Clique aqui

Proposta de Projeto de Pesquisa  Clique aqui

Os formulários devem ser enviados para o e-mail: 

Larissa Jacome Barros Silvestre: [email protected]

Isabela Maciel dos Santos: [email protected]

Michelly Pereira dos Santos: [email protected]