Extensão


De acordo com definições do Ministério da Educação – MEC, a Extensão Universitária é um processo interdisciplinar, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade. É orientado pelo princípio constitucional da indissociabilidade com o Ensino e a Pesquisa.

Com o objetivo de fortalecer os laços com a sociedade portuense e tocantinense de maneira geral, o ITPAC PORTO atua na área de extensão em duas modalidades:

  • Projeto de Extensão: conjunto de ações processuais contínuas de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado.
    Confira o regulamento
  • Programa de Extensão: conjunto articulado de projetos e/ou outras ações de extensão, preferencialmente de caráter multidisciplinar e integrado a atividades de ensino e pesquisa. Tem caráter orgânico-institucional, integração no território e/ou grupos populacionais, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum. É executado em médio ou longo prazo.
    Confira o regulamento   

Documentos e orientações: 

Os demais eventos

são atividades esporádicas de curta duração, realizadas no Campus ou fora dele, tais como: assembleias; campanhas de difusão cultural; campeonatos; ciclos de estudos;

circuitos; colóquios; concertos; conclaves; conferências; congressos; debates; encontros; espetáculos; exibições públicas; exposições; feiras; festivais; fóruns; jornadas; lançamentos de publicações e produtos; mesas redondas; mostras; olimpíadas; palestras; recitais; reuniões; semanas de estudos; seminários; shows; simpósios; torneios culturais, científicos e esportivos.