CEUA

  • Comitê de Ética no Uso de Animais

Home

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da FAPAC/ INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS PORTO LTDA tem por finalidade avaliar, sob o ponto de vista ético e legal, as atividades de ensino e pesquisa a serem desenvolvidas com animais no âmbito do ITPAC Porto Nacional.

Este Comitê foi criado em 2013 e integra seis membros constituídos por Médicos Veterinários, Biólogos, Docentes da área saúde, com atuação preferencial na área de Ciências Biológicas e Bioestatística e um representante da Sociedade Protetora de Animais legalmente estabelecida no país.

MISSÃO
Aplicar os pressupostos indicados pela Diretriz Brasileira Para o Cuidado e a Utilização de Animais Para Fins Científicos e Didáticos (DBCA) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), sob coordenação do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea).

FINALIDADE
A CEUA tem por finalidade analisar, emitir parecer e expedir certificados à luz dos princípios éticos na experimentação animal elaborado pela Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório, sobre os protocolos de experimentação que envolva o uso de animais das espécies do filo Chordata, subfilo Vertebrata.