Laboratórios da Saúde

Atualmente, a IES dispõe de 10 (DEZ) Laboratórios entre multidisciplinares e de Habilidades na área de Saúde, em espaços adequados ao número de usuários e para o pleno desenvolvimento das atividades educacionais, bem como das atividades administrativas. Todos os laboratórios possuem capacidade para, no mínimo, 30 alunos, possuem ambiente climatizado, amplo, com iluminação, pintura e acústica adequadas e dispõe de recursos audiovisuais, computador conectado à internet, quadro branco, mesas, cadeiras, equipamentos de segurança e estão adaptados aos portadores de necessidades especiais.

Os Laboratórios do ITPAC Porto Nacional, localizados nos Blocos Delta, Epsilon, Phi, são meios auxiliares de ensino e aprendizagem dos conteúdos básicos de diferentes disciplinas necessárias a formação de um profissional qualificado para o mercado de trabalho. Os laboratórios embora sejam destinados a dar suporte prioritariamente ao ensino de graduação, podem ser usados para outras atividades como pesquisa, extensão, ensino de pós-graduação, atividades de monitoria, ligas e estudo desde que, o uso seja autorizado pela coordenação conforme viabilidade, levando em consideração, o número de acadêmicos permitidos para a capacidade de cada laboratório.

Regulamento Interno dosLaboratórios
Multidisciplinaresda Área de Saúde

Os serviços prestados pelos Laboratórios de Ensino da área da saúde deverão ser solicitados por e-mail: [email protected] ou presencialmente.

Laboratório de Ensino Multidisciplinar I Agressão x Defesa


No laboratório de ensino multidisciplinar I, são ministradas as aulas práticas das disciplinas de SOI (Sistema Orgânico Integrado), Microbiologia, Microbiologia Agrícola, Parasitologia e Imunologia. Os alunos são orientados a executar rotinas laboratoriais como: coleta, armazenamento de amostras, realização de procedimentos experimentais, análise e interpretação de resultados para confirmação de diagnósticos. Essas rotinas reforçam as informações recebidas nas aulas teóricas sobre a etiologia de processos infecciosos, controle e reconhecimento de infecções orgânicas e em serviços de saúde, epidemiologia, resistência microbiana e controle de qualidade.


Laboratório de Ensino Multidisciplinar II Morfologia Microscópica


No laboratório de ensino multidisciplinar II, são ministradas as aulas práticas das disciplinas de SOI (Sistema Orgânico Integrado) Botânica e Sistemática Vegetal, Zoologia Geral, Biologia Celular e Molecular, Biologia Humana e Bucal, Histologia, Desenvolvimento Humano e Embriologia, Genética e Patologia. Os acadêmicos através da visualização de cortes histológicos reconhecem os principais tipos celulares e tecidos orgânicos, assim como sua distribuição e funções no organismo. Aprendem a composição microscópica de todos os órgãos e sistemas e a importância de suas diferenças estruturais associada a suas funções específicas. Observam as fases da divisão celular e o desenvolvimento humano durante a embriogênese. Assim, são capazes de reconhecer o desenvolvimento e a composição microscópica do organismo humano normal e determinar se há alteração morfofuncional patológica nos diferentes tecidos e células.


Laboratório de Ensino Multidisciplinar V Processos Orgânicos 


No laboratório de ensino multidisciplinar V, são ministradas as aulas práticas das disciplinas de SOI (Sistema Orgânico Integrado), Bioquímica, Biofísica, Fisiologia e Farmacologia, destinando-se a compreensão dos fenômenos químicos de todos os processos biológicos que ocorrem nos seres vivos e no ambiente.

Laboratório de Ensino Multidisciplinar VI Técnicas Cirúrgicas


No laboratório de ensino multidisciplinar VI, são ministradas as aulas práticas das disciplinas de Técnicas cirúrgicas, Técnicas anestésicas, cirurgia experimental e de SOI (Sistema Orgânico Integrado). Destinando-se a introdução do acadêmico nos principais fundamentos da técnica operatória, possibilita a aprendizagem de assepsia e antissepsia, paramentação, reconhecer todo o instrumental e materiais cirúrgicos comuns a todas as operações, saber instrumentar uma operação e ter habilidade para a hemostasia e a síntese dos tecidos cutâneos. 
O Laboratório de Técnica Cirúrgica, tendo sido projetado para grupos de 30 alunos, dispondo de 6 (seis) mesas de inox para procedimentos, atendendo à relação de 5 alunos por mesa. Nesse laboratório, a qTuantidade de equipamentos e instrumentos para a prática de suturas e outros procedimentos atende plenamente à necessidade do curso, estando disponível 1 kit completo de instrumentais cirúrgicos por aluno, além do material de consumo (luvas, gorros, máscaras, capotes, etc.) e de peças orgânicas e sintéticas para treinamento. Quanto à acessibilidade possui amplas áreas e bancadas rebaixadas, sendo de fácil acesso para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. O dimensionamento e a otimização dos laboratórios didáticos são resultados da interação entre NDE e Coordenação dos Laboratórios analisando o PPC, as necessidades do curso contemplando as suas disciplinas afins.


Laboratório de Habilidades e Simulação  

I - Habilidades Médicas Básicas

II -  Habilidades Médicas Básicas e Avançadas

III - Habilidades Clínicas e Cirúrgicas

IV - Habilidades Médicas

Os Laboratórios de Habilidades e Simulações representam uma alternativa de apoio pedagógico, atuando como uma atividade antecipatória das práticas de treinamento de habilidades com o paciente, desenvolvendo as habilidades e competências na área da saúde e assim, preparando o estudante para o exercício técnico e intelectual de sua futura profissão. É um ambiente favorável a atividades teóricas e práticas voltadas ao estudo clínico adulto, pediátrico e neonatal, proporcionando discussão e reflexão acerca da atenção e aos cuidados com o indivíduo.Os laboratórios permitem simular diversas situações e ambientes práticos de ensino. São ministradas aulas práticas das disciplinas: atitudes e habilidades médicas (HAM), emergências traumáticas, urgência e emergência, clínica médica, clínica cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, semiologia e semiotécnica, anatomia do exame físico, cálculo de medicamento, propedêutica da imagem e outras.O complexo de Laboratório de Habilidades e Simulação da FAPAC/ITPAC PORTO são divididos em: Consultórios para treinamento de Habilidades de Comunicação, procedimentos e OSCE; Sala Grande para orientação e treinamento de Habilidades médicas e para Debriefing; Estação para Simulação Realística com Manequins de Alta Fidelidade e salas para Debriefing. Nesse ambiente, a quantidade de materiais e equipamentos, especialmente os simuladores e manequins, é adequada para o desenvolvimento das competências previstas para o Eixo Estruturante de Habilidades e Atitudes Médicas previsto do 1º ao 8º período do curso de Medicina.

I - Habilidades Médicas Básicas



II -  Habilidades Médicas Básicas e Avançadas



III - Habilidades Clínicas e Cirúrgicas


IV - Habilidades Médicas


UTI Adulto e Infantil 

Os Laboratórios Possui UTI adulto e infantil equipados por manequins de simulação avançada, o SimMan (adulto), SimBoy (criança) e o SimBaby (bebê), da Laerdal Medical. São bonecos que interagem com os alunos, simulam movimentos e reações, e respondem a estímulos externos em tempo real, inclusive a medicamentos administrados. Os manequins são controlados pelo professorà distância, conforme a situação e o cenário propostos, a partir de uma sala de controle.