Teste de Progresso 2022 - ITPAC PORTO
às 07:49:00

Teste de Progresso 2022

confira no link abaixo

Todos os alunos do 1 ao 6 ano foram pré-inscritos para realizar o Teste de Progresso 2022, entretanto todos devem confirmar a inscrição após receber uma mensagem eletrônica no e-mail, ou através do link acadêmico, o que deve ocorrer a partir do dia 12 de agosto de 2022 e encerrará no dia 25 de agosto de 2022. A prova será aplicada no dia 21 de setembro, às 14h, nas dependências do ITPAC/Porto, em salas a serem amplamente divulgadas.

Confira o cronograma abaixo:

1) O que é o Teste de Progresso?
O Teste do Progresso (TP) é uma avaliação cognitiva sem caráter de seleção ou classificação, constituído de uma prova institucional que avalia individualmente se o ganho de conhecimento por parte do estudante está sendo contínuo e progressivo, e como o conhecimento está sendo elaborado e consolidado nas áreas básicas e clínicas, importantes para o aproveitamento do internato e o desenvolvimento final do profissional.

Esse teste situa o estudante em seu processo evolutivo de ensino-aprendizado e permite à instituição realizar o diagnóstico de suas deficiências ao longo da estrutura curricular. Ele pode ser utilizado pelos colegiados competentes para avaliação de alterações curriculares e avaliações específicas de disciplinas ou módulos de ensino.

O conteúdo do teste não está ligado a nenhum modelo de curso específico, portanto, ele avalia os objetivos finais do currículo como um todo. O conteúdo de todos os tópicos do curso vai sendo continuadamente revisado, pois, não se entende essa metodologia sem uma devolutiva consistente (feedback), na qual seja possível corrigir as falhas apresentadas durante o processo formativo. Os estudantes são incentivados a adotar um estilo de aprendizado longitudinal autodirigido e entendem que até o final de sua formação os conhecimentos elaborados deverão estar consolidados para o bom exercício da profissão.

Entidades como o Conselho Federal de Medicina (CFM) já apoiaram e recomendaram que as escolas realizem o Teste do Progresso como uma das avaliações do curso e do estudante, reforçando assim que o TP é importante para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem e do curso.

2) Quem pode e deve realizá-lo?

O TP é anualmente aplicado aos estudantes regularmente matriculados no curso de graduação em Medicina (do primeiro ano até o sexto ano). Todos os estudantes foram pré-inscritos para realizar o TP, entretanto todos devem confirmar a inscrição, após receber uma mensagem eletrônica, o que deve ocorrer à partir do dia 12 de agosto do corrente ano. A prova deve ser aplicada a todos os estudantes do primeiro ao sexto ano ao mesmo tempo, na mesma hora e com as mesmas regras.

3) Quando será aplicado o Teste de Progresso?

O TP ocorrerá no dia 21 de setembro de 2022 às 14 horas e será realizado no prédio do curso de medicina em salas a serem amplamente divulgadas, assim como em todas as Escolas Médicas participantes do Consórcio. Este Teste de Progresso é organizado por um Consórcio de Escolas Médicas Públicas e Privadas do Centro-Oeste, com apoio da Associação Brasileira de Ensino Médico - ABEM.

4) Qual a estrutura do Teste de Progresso?

A prova deve constar de cerca de 100 questões de múltipla escolha, elaboradas com base na prática clínica, visando a problemas que exijam aplicação de princípios ou soluções que requeiram um processo mental complexo (raciocínio e reflexão). As perguntas abrangem todas as áreas de amplo domínio do conhecimento: ciências básicas, ciências clínicas (Saúde Coletiva, Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Cirurgia) e ciências do comportamento/comunicação (Ética Médica e Humanidades).

5) Qual é o objetivo básico do Teste de Progresso?

O TP tem por objetivo básico avaliar o desempenho cognitivo dos estudantes durante o decorrer do curso assim como aspectos do próprio curso de graduação…

Fonte: a123112018