Acadêmicos e Professores do ITPAC Porto lançam a coletânea "Saúde Integral: da teoria à prática".

Confira a abaixo

A coletânea “Saúde Integral: da teoria à prática", organizada em três volumes, apresenta os resultados das pesquisas realizadas por acadêmicos e professores dos cursos de Enfermagem, Odontologia e Medicina da Faculdade Presidente Antônio Carlos – ITPAC Porto.

É o resultado do semestre letivo 2020/2, demonstrando o compromisso da instituição com a pesquisa, ensino e extensão no processo de formação dos profissionais da área da Saúde, mesmo em um período marcado por fortes mudanças no processo educacional, como o vivenciado a partir da necessidade do afastamento social em virtude da pandemia com a Covid-19.

Desse modo, os volumes 1 e 2 apresentam artigos dos mais variados temas, produzidos nos cursos de Enfermagem e Medicina, enquanto o volume 3 é específico para as produções da Odontologia. Em toda a coletânea os temas se integram de maneira interdisciplinar, favorecendo a reflexão sobre questões importantíssimas na área da Saúde e apresentando muitas informações e conhecimento sobre a realidade de perfis epidemiológicos do município.

"Ver nossos alunos realizando publicações científicas era um dos meus maiores sonhos, assim que comecei a ministrar aula no ITPAC Porto. Hoje, sinto-me realizada e sobretudo ainda mais motivada a dar continuidade nesse sonho. Posso dizer que a parceria com a professora Nelzir Martins renderá bons frutos, pois temos duas coisas em comum: amor pela nossa profissão e o desejo de ver nossos alunos voando ainda mais alto." Declarou a Professora Edinaura Rios Cunha.

O propósito desta coletânea é extrapolar a ideia da simples publicação, almeja disseminar conhecimentos que possam suscitar reflexões motivadoras para a elaboração de ações e políticas, nos setores público e privado, que possam resultar na melhoria da qualidade dos serviços prestados na área da Saúde e, consequentemente, na qualidade de vida das pessoas.

A professora Nelzir Marthis Costa, envolvida no projeto, declarou: "Investir na prática da pesquisa, propiciando aos nossos acadêmicos da área da Saúde o prazer de contribuir na elaboração e disseminação de conhecimentos é uma satisfação ímpar. A publicação dos trabalhos por eles realizados, coroa o êxito de uma formação pautada na totalidade, no compromisso de formar profissionais pesquisadores e engajados na produção do conhecimento, um dos propósitos da FAPAC ITPAC Porto."

Dilce do Nascimento, coordenadora acadêmica da Instituição:  "Ver nossos alunos realizando publicações científicas era um dos meus maiores sonhos, assim que comecei a ministrar aula no ITPAC Porto. Hoje, sinto-me realizada e sobretudo ainda mais motivada a dar continuidade nesse sonho. Posso dizer que a parceria com a professora Nelzir Martins renderá bons frutos, pois temos duas coisas em comum: amor pela nossa profissão e o desejo de ver nossos alunos voando ainda mais alto."

O projeto teve também como objetivo incentivar o gosto pela pesquisa nos diversos cursos oferecidos pela FAPAC ITPAC Porto. Nossos agradecimentos a todos os envolvidos no processo de produção e elaboração dos capítulos aqui apresentados.

Clique aqui e confira